Blog da TMI

Qualidade construtiva: Escolha criteriosa de imóvel evita futuras dores de cabeça

Compartilhe :

Além de aspectos como localização, área de lazer, arquitetura, área privativa e número de quartos, a escolha do apartamento exige um olhar atencioso para a qualidade da execução e dos materiais utilizados. Apesar de pouco observada pelos clientes, pois nem todos têm conhecimento técnico para tal, essa variável é crucial para se evitar transtornos futuros com problemas no imóvel e custos adicionais com reparos. Por isso, a TMI Investimentos Imobiliários tem investido cada vez mais na oferta de imóveis com qualidade no mercado.

A gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito, explica que algumas informações podem ajudar os clientes na constatação da qualidade construtiva em um empreendimento. Em primeiro lugar, aponta que as pessoas devem procurar empresas que possuam certificações Iso 9001 e SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), que garantem que a construtora atende às normas vigentes.

Gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito

Em linhas gerais, as certificações são uma garantia para o cliente que a construtora irá entregar um imóvel que ofereça o que se espera de uma moradia de qualidade, como durabilidade, segurança e conforto aos usuários. “A construção civil é um dos setores que possuem a maior quantidade de normas reguladoras, essas dão o direcionamento para a compra dos materiais, manuseio e execução dos serviços. Ao terem a certificação Iso 9001 e o SiAC, as empresas recebem auditorias externas para validar a qualidade dos processos internos da empresa, desde a fase de elaboração de projeto até chegar no pós entrega do imóvel ”, atesta a gerente, expondo que as obras precisam observar preceitos fundamentais como isolamento térmico, acústico, infraestruturas elétrica e hidráulica, entre outros.

Outro ponto importante, segundo Maria Aparecida, é a busca de informações da empresa no mercado com outros clientes e mediante empreendimentos já entregues. “O peso de uma empresa não está apenas no tempo de atuação que ela tem, mas também em como ela atende o cliente, no seu comprometimento em oferecer o melhor e em atender suas necessidades, superando as suas expectativas”, analisa. Nesse contexto, argumenta ser importante verificar se a empresa tem uma boa comunicação com o cliente não apenas no momento da venda, mas no tempo em que o empreendimento está sendo executado e no pós-obra.

Há ainda detalhes que podem ser observados em imóveis já prontos e entregues. Maria Aparecida cita, por exemplo, que os clientes podem verificar o uso de marcas de qualidade e conhecidas de louças e metais, bem como sua correta fixação, além da execução do assentamento de pisos e revestimentos, assim como a aplicação do rejunte. O acabamento da pintura e da instalação de interruptores e tomadas também são visíveis a qualquer pessoa.

No caso de imóveis na planta, conforme Maria Aparecida, não é demasiado que as pessoas verifiquem se o projeto atende realmente às suas necessidades, como quantidade de quartos, suítes, espaço para receber convidados, característica da cozinha, da área de serviço e oferta de programa de personalização. Além de avaliar, as características gerais do empreendimento, compreendendo que este será entregue em alguns anos, dessa forma analisar a inovação pensando no futuro é fundamental.

Muito além de um diferencial, a oferta da qualidade construtiva pelo Grupo TMI tem sido uma premissa básica. Nesse sentido, a gerente de qualidade atesta que a empresa dispõe das certificações Iso 9001 e SiAC, desde o primeiro ano de fundação. “Temos ainda um controle rigoroso na compra dos materiais, não compramos de fornecedores não qualificados. Fazemos também o acompanhamento criterioso dos serviços executados”, diz.

Para o novo lançamento da empresa, o Niraj Towers, que serão as torres mais altas do Centro-Oeste e estarão entre as três maiores do Brasil, a equipe já trabalha na busca de uma certificação de sustentabilidade (GBC Condomínio) e, inclusive, uma internacional voltada para arranha-céus. “Estamos sempre em busca melhorar os processos. Para isso, buscamos projetos inovadores e fornecedores que condizem com a expectativa dos nossos clientes”, afirma.

A TMI dedica também atenção no pós-obra, atendendo às solicitações quanto às garantias do imóvel e visando à satisfação do cliente. “A construção civil ainda é um processo artesanal. Nós garantimos a qualidade na compra do material e na execução do serviço, mas pode ocorrer alguns vícios ocultos, que visivelmente não são identificados na vistoria, somente no decorrer do uso”, explica a profissional.

Independente do tamanho do apartamento, o padrão de qualidade é uma preocupação constante na TMI. “A preocupação dos diretores, Thiago e Patrícia Muniz, é sempre entregar um imóvel de qualidade. A gente não mede esforços na compra de materiais e também na contratação e qualificação da mão de obra. Por isso, oferecemos treinamentos constantes para todos os nossos colaboradores, buscando melhorar a execução dos serviços, para superar as expectativas dos nossos clientes”, finaliza.

Veja Também

Saiu na Folha de S. Paulo: Empreendimento Niraj, da TMI, é destaque na imprensa nacional

Niraj Shopping: TMI recebe visita da Associação Brasileira de Shopping Centers

Gestão e comercialização: Trabalhos para estruturação do Niraj Shopping avançam

Parceria: “O Niraj Shopping vai agregar progresso e desenvolvimento”, diz Aureo Costa

Empreendimento TMI: Marcas prestigiadas enaltecem projeto e apostam no Niraj Shopping