Já imaginou montar um quarto de hóspedes impecável? Por se tratar de um cômodo pouco utilizado — mesmo se você tem o costume de receber visitas —, é normal que alguns moradores acabem deixando a decoração desse ambiente em segundo plano.

Contudo, além de servir para acolher os seus amigos e familiares, esse local pode ter outras funções. Em alguns casos, há a possibilidade de torná-lo um belo home office com dormitório integrado, ou, então, incluir mobílias funcionais, de modo a deixá-lo mais otimizado.

Por isso, se você deseja ser um bom anfitrião e ter um espaço próprio para agradar a todos, este é o momento certo. A seguir, veja o passo a passo para conquistar um resultado impecável e garantir a satisfação das visitas e dos demais moradores do imóvel.

Selecione móveis coerentes e funcionais

O primeiro passo é pensar na mobília do quarto de hóspedes. Afinal, é interessante garantir uma estrutura na qual os seus visitantes consigam se sentir confortáveis. Em cômodos compactos, a indicação é considerar os móveis sob medida, que promovem beleza e funcionalidade.

De acordo com a sua necessidade, ainda há opções nas quais a cama é elevada para dentro do guarda-roupa, só “abrindo” para o uso durante a noite. É uma forma de aproveitar ao máximo o espaço. Por outro lado, ter apenas uma cômoda já pode ser suficiente para guardar os pertences das visitas, fica a seu critério.

Em seguida, considere os itens secundários, que fazem toda a diferença em um ambiente. Entre eles, destacamos as mesas laterais, os cabides e os ganchos de parede para que o convidado possa organizar os seus pertences com mais facilidade.

Capriche na escolha da cama

Muita atenção ao escolher a cama! Já não é novidade que essa estrutura é a protagonista de um quarto de hóspedes. Por essa razão, o móvel precisa ser escolhido a dedo, sendo capaz de proporcionar uma noite relaxante aos seus convidados.

O truque? É investir em um colchão de qualidade, mas sem ser muito macio ou duro demais. Inclusive, dependendo do espaço disponível, também há a opção de recorrer ao clássico sofá-cama. Tal alternativa é ótima para acomodar os visitantes, além de transformar o cômodo em um escritório ou sala de TV quando não estiver sendo usado.

Priorize uma paleta de cores neutra

O segredo para montar um bom quarto de hóspedes é decorar o ambiente como se fosse um dormitório de hotel. Já que estamos falando de um espaço a ser utilizado pelos seus convidados, é interessante não investir em cores chamativas demais ou adornos que reflitam a sua personalidade. Aposte na proposta neutra e clean.

Dito isso, é possível utilizar o branco ou o off-white como base e, a partir deles, investir em tons mais fortes para valorizar a produção nos objetos decorativos. Azul-marinho, verde-musgo, chumbo e itens com acabamentos metalizados são bem-vindos. Dessa maneira, você conseguirá transmitir o máximo de conforto, frescor e aconchego aos indivíduos que passarem por lá.

Construa um ambiente adequado à sua rotina

De nada adianta criar um quarto de hóspedes pautado por diversas tendências do design de interiores se, no fim, você mal utilizará o cômodo por completo. Para evitar que isso ocorra, uma dica legal é decorá-lo com base em sua rotina pessoal.

Por exemplo: caso esteja trabalhando em casa, de modo remoto, é interessante investir também em uma escrivaninha e poltrona confortável. Assim, quando não estiver recebendo alguém, o local poderá se tornar o seu escritório particular. Fora essa sugestão, o espaço consegue ser usado de inúmeras maneiras, como uma sala de leitura, sala de TV ou closet integrado.

Independentemente da opção escolhida, só não se esqueça de sempre manter a organização em primeiro lugar, para que os seus pertences não fiquem espalhados pelo local e acabem prejudicando a experiência do seu convidado. Inclusive, que tal montar um kit de boas-vindas com elementos de cuidados pessoais, toalha, entre outros itens?

Por último, tenha em mente que o sucesso está nos detalhes. Se possível, invista em uma roupa de cama confortável e troque as peças sempre que for receber visitas. Aromas suaves de ambiente também são excelentes para garantir um ar prazeroso e convidativo.

Neste post, você pôde conferir as nossas dicas exclusivas sobre como organizar um quarto de hóspedes impecável. O importante é pensar na experiência e nas necessidades tanto das visitas quando dos moradores da casa.

E caso ainda tenha dúvidas ou queira compartilhar alguma informação, deixe o seu comentário abaixo!