É tempo de olhar para frente, para o futuro, e enxergar as possibilidades. Neste texto, vamos analisar quais serão as tendências para este ano quanto ao Design de Interiores.

A lista a seguir faz um resumo de quais são as apostas dos profissionais do setor. Confira e inspire-se em como mudar o visual das salas decoradas de casa.

Bruno Carvalho

#1 Fundo branco

Cada recomeço de vida é uma nova oportunidade. Este é o momento de fazer uma total faxina espiritual e deixar para trás todas as coisas ruins que aconteceram. Isso pode acontecer também na decoração de interiores.

Busca-se por mais paz, tranquilidade, equilíbrio e boa saúde. E, de alguma forma, tudo parece bem implícito nos novos projetos. As salas decoradas têm fundo branco para tons de verde, azul, texturas de madeira e cores neutras.

Estúdio DC55
MIS ARQUITETURA E INTERIORES

#2 Madeira natural

Por falar em madeira natural, que sempre foi um material muito querido pelos projetistas de interior, mas nos últimos anos, aumentou a preocupação com a procedência deste material. De todo modo, ele ainda aparece como grande promessa para a harmonização de ambientes.

Se a procedência da madeira escolhida é legal, então sua exploração é válida. Isso pode garantir que os ambientes das casas fiquem bem mais confortáveis – já que a madeira, além de muito bela, é um excelente isolante térmico e acústico.

Milena Bomediano

#3 Vegetação e estampas

Sabemos que estar conectado com a natureza é muito positivo. Percebe-se que esse resgate é cada vez mais necessário.

Não é à toa que os projetistas estão buscando novas formas de trazer a natureza para dentro das residências. E eles encontraram maneiras incríveis de montar cantinhos verdes dentro dos ambientes. Isto inclui, por exemplo, a montagem de jardins verticais e jardins suspensos.

Bruno Carvalho

Especialmente para os jardins verticais, já existem vários kits prontos de peças para a sua montagem. Claro que sempre é possível improvisar, criando uma estrutura de treliça de madeira ou grade de ferro. Existem ainda outros modelos de suportes para vasos.

Alguns, por exemplo, feitos de cordas, na técnica artesanal do macramê. Além disso, existem os tripés metálicos e estantes, nichos e prateleiras de vários materiais.

Uma segunda alternativa é simular a natureza dentro de casa. Isto pode ser possível adicionando mais arranjos na decoração. Também com a aplicação de quadros com ilustrações de paisagens naturais e papel de parede nas paredes. Ademais, pode-se usar e abusar das almofadas com estampa floral. Tudo isso parece ser tendência certa para 2021.

Bruno Carvalho
Jamile Lima

#4 Estilos clássicos

Todo recomeço também nos faz olhar para o passado e repensar certas ideias. Isso aconteceu em vários momentos da história das Artes, como com o lançamento dos movimentos ‘Neo’.

Neste momento, parece que os decoradores estão fazendo isso outra vez, se permitindo criar ambientes com uma pegada mais clássica e trazendo de volta à moda certos elementos, como móveis em estilo provençal e peças revestidas de veludo.

Casacor Ceará 17

#5 Grandes painéis

As decorações modernas previstas para 2021 também terão muita personalidade com a exploração de várias estampas diferentes. Efeitos visuais serão provocados por peças utilitárias e de função complementar.

É o caso de grandes tapetes, quadros pintados a óleo e tapeçarias. O trabalho artesanal será muito bem valorizado, o que tornará os cenários únicos, muito sofisticados.

Leo Romano

#6 Multifuncionalidade

Mas uma coisa que não ficou para trás em 2020 e que volta com força em 2021 é a ideia de que todos os ambientes da casa precisam ser mais bem aproveitados.

Seguindo esse pensamento, os projetistas buscam, cada vez mais, criar peças mobiliárias que sejam multifuncionais, ou seja, peças que se transformam revelando novas funções. E elas ainda podem ser multiuso, permitindo ser deslocadas para outros cenários sempre que necessário.

Agora já sabemos um pouco sobre o que nos aguarda para 2021. Óbvio que, durante o ano, muita coisa pode mudar; outros itens podem ser acrescidos à esta lista; e você mesmo pode inventar moda. Inspire-se nas imagens e deixe seu bom gosto fluir.

Guilherme Torres
MORAR MAIS POR MENOS GOIÂNIA 2017

Essas dicas de decoração para 2021 foram criadas pela equipe Viva Decora.