O que você pensaria ao olhar um lavabo ou dormitório todo em preto? Tem pessoas que teriam reações negativas. Porém muita gente pensa que esta cor é a opção mais sofisticada para decoração de interiores.

De fato ela pode contribuir de formas muito positivas para a composição de cenários. Se você quer aprender um pouco sobre isso, basta continuar lendo este texto. Não deixe de conferir as dicas dadas a seguir.

A simbologia da cor preta para decoração

Vamos, neste momento, mudar completamente o pensamento que você tinha com relação à cor preta. Sua simbologia pode se transformar de acordo com aplicação – seja na Publicidade, Medicina ou Arquitetura.

Quando se trata de decoração de interiores, o preto, como já dissemos, pode fazer os espaços parecerem mais sofisticados, modernos e requintados. Não é à toa que esta cor é bastante empregada em propostas atuais.

Dentro da classificação das cores, os diferentes tons de preto são considerados neutros – desde o preto absoluto até o cinza.

Nesse caso, pode-se dizer que o preto é uma excelente opção como pano de fundo para outras cores, ajudando a destacá-las ainda mais. Mas em casos específicos, ele será o maior protagonista do cenário – tudo vai depender da “dose” aplicada.

Luiz Sentinger
Karina Garcia Silva

 

A forma ideal de combinar preto na decoração de interiores

Existem lindos exemplos de combinações de decoração de interiores utilizando preto. Uma delas é preto e laranja, mais conhecido pelas festas de Halloween.

Também preto e amarelo, uma combinação bastante jovial. E preto ou cinza escuro com rosa antigo, uma dupla clássica, visto bastante em propostas de decoração em estilo retrô. Nos exemplos ainda vemos a cor preta contrastada à textura de vários materiais, como tijolinhos de cerâmica.

SP Estudio

 

A cor preta aplicada a todos os ambientes da casa

Agora já sabemos que a decoração em preto pode ser alegre, dependendo da combinação com outras cores. Também sabemos da sua simbologia extremamente favorável, fazendo com que os ambientes pareçam mais modernos. 

Então, fica aquela questão final: em quais ambientes da casa podemos aplicar a cor preta? Hoje em dia, é fácil pensarmos nessa possibilidade, já que há muitos revestimentos, móveis, equipamentos e acessórios dessa cor sendo vendidos.

No passado, só cogitamos utilizar a cor preta em ambientes como sala de TV, por exemplo, para tornar o local mais íntimo. Mas, justamente por trazer também essa ideia de sofisticação, tal cor passou a ser aplicada também à hall de entrada.

Ainda existem lindos projetos de cozinha compacta preta. E até é possível ver bons exemplos de quartos de bebê com peças mobiliárias em preto, como berços.

Érica Salguero e Tetriz Arquitetura e Interiores
Studio Um Mini e Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Olhemos novamente para as imagens deste texto. Como ilustração, trouxemos exemplos de diferentes cômodos com decoração em preto. Pode-se ver também, nas fotos, casos de lavanderia, home office, quarto de casal, closet e varanda.

Note que a cor está presente em pisos, paredes, móveis, aberturas e luminárias e em muitos outros detalhes destas decorações. Inspire-se nestes casos .

Apenas tenha cuidado com os efeitos que a cor pode provocar nos interiores da sua residência. A quantidade de superfícies pretas pode tornar os ambientes escuros demais, além do desejado.

Em consequência, pode ser mais difícil iluminá-los. Então, use outras cores para contrastar, criando pontos de luz no cenário.

O preto também pode ajudar a criar ilusões visuais, como fazer uma sala decorada parecer mais larga, profunda ou alta. Isto, é claro, dependendo de onde a cor for aplicada – como em paredes laterais, de fundo ou teto.

A1 Arquitetura
A.M Studio Arquitetura e Daniel Winter

Saiba uma coisa: casas com decoração em preto não são para qualquer pessoa. Elas são para quem tem muita personalidade, autoconfiança e controle das suas emoções. Tanto decorações modernas quanto clássicas, formais ou informais, podem ficar lindas de preto. Se você é um amante desta cor e não tem medo de usá-la, aposte nessa ideia.

No hall, aplique papel com estampa em preto numa das paredes. Nos quartos, coloque preto em tapetes, roupas de cama, cabeceira e mesinhas de cabeceira. Na sala, tenha rack com painel para TV em preto também.

Na cozinha e lavanderia, todos os módulos de armários e eletrodomésticos. Na sala de jantar, a mesa e as cadeiras. E, nos banheiros, a cuba e a bacia sanitária.

Bárbara Dundes
Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.